Topo
Notícias

Diplomatas turcos e russos discutem negociações diretas entre a Ucrânia e a Rússia, diz ministério russo

12/05/2025 19h18

MOSCOU/ANCARA (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e seu colega turco, Hakan Fidan, conversaram nesta segunda-feira para discutir a proposta do líder do Kremlin, Vladimir Putin, de realizar conversações diretas russo-ucranianas nesta semana na Turquia, informou o ministério russo.

"Os chefes dos dois ministérios discutiram questões ligadas à iniciativa do presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, de iniciar conversas diretas sobre um acordo ucraniano em 15 de maio em Istambul", disse o ministério em um comunicado.

Uma fonte diplomática turca havia dito anteriormente que os dois ministros haviam conversado, mas não havia dado detalhes.

Putin fez a proposta no fim de semana, após uma reunião em Kiev de líderes europeus, que pediram à Rússia que concordasse com um cessar-fogo de 30 dias em sua guerra na Ucrânia até esta segunda-feira ou enfrentaria novas sanções.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy respondeu dizendo estar preparado para se encontrar com Putin na Turquia na quinta-feira.

Nesta segunda-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, ofereceu-se para participar das possíveis negociações entre a Ucrânia e a Rússia na Turquia.

Em discurso noturno em vídeo nesta segunda-feira, Zelenskiy disse que a Rússia não havia respondido à sua proposta de manter conversações com Putin na quinta-feira.

Zelenskiy disse que Trump apoiou a reunião proposta e que gostaria "que ele encontrasse a oportunidade de estar na Turquia".

(Reportagem de Tuvan Gumrukcu e Ron Popeski)

Notícias