Justiça autoriza 'careca do INSS' a viajar a trabalho para São Paulo

A Justiça Federal autorizou o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "careca do INSS", a viajar para São Paulo para tratar de assuntos profissionais, mesmo sendo investigado por suposto envolvimento em fraudes do INSS.
O que aconteceu
A decisão foi assinada ontem pelo juiz Frederico Botelho de Barros Viana, da 15ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal. A autorização vale para dois períodos: entre os dias 26 e 30 de maio, e entre 16 e 20 de junho.
Segundo a decisão, Antunes afirmou que precisa acompanhar as atividades de suas empresas na capital paulista. Incluindo a Camilo Comércio e Serviços, a construtora RPLD e o call center Amigo Center. A defesa indicou que ele ficará hospedado em um endereço residencial em Moema, zona sul da cidade.
Antunes é apontado pela Polícia Federal como o operador do esquema que fraudava descontos em folhas de pagamento de aposentados e pensionistas. A PF afirma que ele teria reado R$ 9,3 milhões a servidores do INSS e dirigentes de associações envolvidas nas fraudes.
Apesar de responder ao inquérito, o juiz considerou que o empresário tem cumprido as medidas cautelares, como a proibição de contato com investigados e de o ao INSS. "Não vislumbro qualquer fato que obste a autorização reivindicada", escreveu o magistrado.
A defesa de Antunes nega qualquer irregularidade. Em nota divulgada em abril, os advogados afirmaram que "as acusações apresentadas contra seu cliente não correspondem à realidade dos fatos".