Explosão em fábrica de produtos químicos na China deixa ao menos 5 mortos
PEQUIM (Reuters) - Uma explosão em uma fábrica de produtos químicos na província de Shandong, no leste da China, matou pelo menos cinco pessoas, deixou 19 feridos e seis desaparecidos, informou a agência estatal Xinhua na noite de terça-feira (horário local).
A explosão ocorreu poucos minutos antes do meio-dia de terça-feira, abalando parte de uma fábrica de produtos químicos operada pela Shandong Youdao Chemical na cidade de Weifang.
Mais de 200 socorristas responderam à explosão. Vídeos que circularam nas plataformas de rede social chinesas, incluindo Douyin, e verificados pela Reuters, mostraram fumaça laranja e preta subindo ao céu.
Um vídeo de drone postado pelo The Beijing News, uma publicação istrada pelo governo, mostrou fumaça saindo da fábrica de produtos químicos e de uma segunda instalação não identificada nas proximidades.
Os mapas do Baidu mostram outras empresas de manufatura próximas à fábrica da Youdao, incluindo uma empresa têxtil, uma empresa de maquinário e uma empresa que produz materiais de revestimento industrial.
O Departamento de Meio Ambiente Ecológico de Weifang enviou uma equipe para testar o local da explosão, mas disse que ainda não havia resultados disponíveis. A agência aconselhou os residentes próximos a usarem máscaras faciais enquanto isso, informou o The Beijing News.
A Shandong Youdao Chemical é de propriedade do Himile Group, que também é dono da Himile Mechanical, cujas ações fecharam em queda de quase 3,6% na terça-feira.
Explosões em fábricas de produtos químicos na China nos últimos anos incluíram uma na região de Ningxia em 2024 e outra na província de Jiangxi em 2023.
Duas grandes explosões em depósitos contendo produtos químicos perigosos e inflamáveis na cidade portuária chinesa de Tianjin em 2015 mataram mais de 170 pessoas e feriram outras 700. Esse incidente levou o governo a endurecer as leis que abrangem o armazenamento de produtos químicos.
Em 2015, uma explosão em outra fábrica de produtos químicos em Shandong matou 13 pessoas.
(Reportagem de Joe Cash, Ethan Wang, Yukun Zhang, Xiuhao Chen e Shi Bu em Pequim e Farah Master em Hong Kong)