Topo
Notícias

Com Brasil entre os favoritos, competição intensa marca reta final no Festival de Cinema de Cannes

23/05/2025 08h51

Até o último momento, o Festival de Cannes vive uma competição intensa. Nesta sexta-feira (23), os dois últimos filmes que concorrem à Palma de Ouro entram na disputa. 

Adriana Brandão, enviada especial da RFI a Cannes,

Cineastas de prestígio internacional encerram as exibições dos filmes na competição oficial pela Palma de Ouro. Os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne concorrem a uma terceira recompensa com "Jeunes Mères"(Jovens Mães).  

O drama social, com a estética realista caraterística dos diretores belgas, acompanha cinco adolescentes acolhidas em um abrigo para mães solteiras. O elenco é composto por jovens atrizes em ascensão e nada menos do que 33 bebês foram escalados para interpretar os cinco papéis dos recém-nascidos.

Esta é a décima participação dos irmãos Dardenne no Festival de Cannes. Eles já receberam duas Palmas de Ouro com "Rosetta", em 1999, e "A Criança", em 2005.  

"The Mastermind" 

Kelly Reichardt regressa ao Festival de Cannes com "The Mastermind" (O Cérebro), sobre um carpinteiro que vira ladrão de arte e planeja seu primeiro grande assalto. Ambientado no início dos anos 1970, em uma cidade do interior de Massachusetts, o longa narra a história de James Blaine Mooney, interpretado por Josh O'Connor. 

A seleção de "The Mastermind" marca o retorno de Reichardt à Croisette. Em 2022, a cineasta independente estava na competição oficial com a comédia dramática "Showing Up", mas não foi premiada.  

Mas este ano, antes mesmo da estreia, críticos já apostam que ela poderia ser a primeira cineasta americana a levar a Palma de Ouro

Favoritos 

Até agora, 20 dos 22 filmes selecionados já foram exibidos. Com a aproximação da cerimônia de encerramento na noite deste sábado (24), a expectativa é grande para saber quem será recompensado pelo júri presidido pela atriz sa Juliette Binoche.  

A imprensa aponta três favoritos: "Um simples Acidente", do cineasta dissidente iraniano Jafar Panahi; "Sirât", do franco-espanhol Oliver Laxe; e o brasileiro "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho

Para o Brasil, outra expectativa é o anúncio nesta sexta-feira do vencedor do Olho de Ouro, o prêmio de melhor documentário do Festival de Cannes. O brasileiro "Para Vigo Me Voy", sobre a vida e obra de Caca Diegues, dirigido por Lirio Ferreira e Karen Harley, está na disputa. 

Notícias