Opep+ pode discutir linhas de base para 2027 e acertar produção para julho nesta semana, dizem fontes
Por Olesya Astakhova e Ahmad Ghaddar e Alex Lawler
LONDRES/MOSCOU (Reuters) - A Opep+ pode discutir questões relacionadas às suas linhas de base para a produção de petróleo em 2027 na reunião de quarta-feira, disseram dois delegados do grupo, enquanto negociações separadas previstas para o sábado podem resultar em um acordo para novo aumento da produção de petróleo em julho.
O grupo, que inclui a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados como a Rússia, vem discutindo novas linhas de base -- níveis de produção a partir dos quais cada membro faz cortes ou aumentos -- nos últimos anos.
Esse tema é controverso porque alguns membros, como os Emirados Árabes Unidos e o Iraque, aumentaram sua capacidade de produção de petróleo, pressionando a favor de cotas mais altas, enquanto outros, como países africanos, registraram quedas.
O grupo composto por 22 membros deve pedir na quarta-feira que a matriz da Opep prepare um mecanismo para ajudar a estabelecer uma avaliação para linha de base de 2027, disse um dos delegados. Não se espera que essa reunião altere a política de produção, disseram fontes da Opep+.
No sábado, os oito membros da Opep+ que estão em processo de aumento gradual da produção devem se reunir e podem concordar com um aumento da produção para julho de 411.000 barris por dia, o mesmo que em maio e junho, disseram os delegados.
(Reportagem de Alex Lawler, Ahmad Ghaddar, Olesya Astakhova, Maha El Dahan e Yousef Saba)