Topo
Notícias

Grupo de videogames Embracer inicia sua divisão em duas empresas e a mudança de nome

22/05/2025 11h40

O grupo sueco de videogames, Embracer, proprietário de "Tomb Raider", anunciou, nesta quinta-feira (22), que iniciou sua divisão com o objetivo de criar, até o final do ano, uma empresa autônoma que reúna desenvolvedores e estúdios de jogos e renomear a atividade restante.

Fragilizada ao nível financeiro por várias aquisições, a Embracer já havia anunciado, em fevereiro de 2024, sua intenção de se dividir em três ramos: jogos de tabuleiro, videogames de orçamento limitado e franquias mais conhecidas.

A primeira etapa foi concluída em fevereiro, com a cisão da Asmodee, a atividade de jogos de tabuleiro, que entrou na Bolsa.

Na segunda fase, o grupo será dissolvido antes do final do ano do Coffee Stain Group, que será composto por mais de 250 desenvolvedores e editores de jogos "centrados em experiências comunitárias", explicou a Embracer em um comunicado.

As ações do Coffee Stain Group serão distribuídas entre os acionistas da Embracer. Essa atividade representa um faturamento anual de cerca de 1,1 bilhão de coroas suecas (cerca de 644,8 milhões de reais). 

Assim que o Coffee Stain Group se separar, a Embracer ará a se chamar Fellowship Entertainment, explicou a empresa. Essa atividade estará focada, sobretudo, na exploração de licenças de direitos comerciais, como as derivadas das obras de J.R.R. Tolkien ou dos videogames Tomb Raider.

No total, a Fellowship Entertainment contará com cerca de 6.000 funcionários em mais de 30 países. 

ef/nzg/vmt/jvb/mb/rm/dd

© Agence -Presse

Notícias