Irã responsabilizará EUA por qualquer ataque israelense contra instalações nucleares
O Irã responsabilizará os Estados Unidos por qualquer ataque israelense às suas instalações nucleares, alertou o chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araqchi, em uma carta ao secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, divulgada nesta quinta-feira (22).
"No caso de um ataque às instalações nucleares da República Islâmica do Irã pelo regime sionista, o governo americano (...) arcará com a responsabilidade legal", escreveu Araqchi, após reportagens do canal americano CNN sobre supostos preparativos militares israelenses contra o Irã.
O chanceler iraniano emitiu este alerta antes de uma nova rodada de negociações com os Estados Unidos na sexta-feira em Roma.
Teerã e Washington, em desacordo desde a revolução islâmica de 1979, iniciaram negociações em 12 de abril sobre o programa nuclear do Irã.
Representantes de ambos os países se reunirão na Itália na sexta-feira como parte de uma quinta rodada de negociações, mediada pelo sultanato de Omã.
A CNN, citando várias autoridades americanas sob condição de anonimato, informou nesta quinta-feira que Israel está preparando ataques contra as instalações nucleares da República Islâmica.
O Irã não reconhece o Estado de Israel e frequentemente o chama de "regime sionista".
"O Irã alerta firmemente contra qualquer aventura do regime sionista e responderá decisivamente a qualquer ameaça ou ato ilegal", enfatizou o ministro das Relações Exteriores iraniano em sua carta.
"Se o regime sionista delirante cometer um ato imprudente e lançar um ataque, receberá uma resposta devastadora e decisiva em sua pequena geografia vulnerável", disse o porta-voz da Guarda Revolucionária, general Ali Mohammad Naini, citado pela agência de notícias Isna.
O Irã e os Estados Unidos expressaram publicamente seu desacordo sobre a questão do enriquecimento de urânio, uma atividade que Teerã alega ser parte de um programa civil.
sbr-pdm/bfi/mab-avl/mb/aa
© Agence -Presse