Israel bombardeia o sul do Líbano
Um ataque aéreo atingiu um prédio no sul do Líbano nesta quinta-feira (22), depois que o exército israelense emitiu um alerta de evacuação, advertindo para uma ação iminente contra militantes do Hezbollah, noticiou a mídia estatal libanesa.
Israel mantém ataques aéreos no Líbano, apesar de uma trégua alcançada em novembro, destinada a conter mais de um ano de hostilidades com o Hezbollah.
Sem confirmar o ataque registrado na cidade de Toul (sul), o exército israelense declarou que suas forças realizaram vários bombardeios contra alvos do Hezbollah e que mataram um combatente.
A Agência Nacional de Notícias (NNA) do Líbano reportou que "o inimigo israelense" atacou um edifício em Toul, onde o exército havia advertido os moradores para deixarem a área em torno de uma construção que, segundo afirmaram, era usada por militantes do Hezbollah.
A "advertência urgente" foi acompanhada de um mapa mostrando uma estrutura e um perímetro de 500 metros marcado em vermelho.
"Vocês se encontram perto de instalações pertencentes ao grupo terrorista Hezbollah", dizia a mensagem em árabe, instando a população a "evacuar estes edifícios de imediato e se afastar".
Não foram registradas vítimas.
Em uma declaração em separado, o exército israelense informou ter "atacado e eliminado um terrorista da Força Radwan do Hezbollah na área de Rab El Thalathine", 17 km a sudeste.
A NNA mencionou um "mártir" em um ataque aéreo na mesma área, sem identificá-lo.
O exército israelense também informou que suas forças "atacaram uma instalação militar do Hezbollah, que continua lança-foguetes e armas" no Vale do Bekaa, assim como "infraestrutura terrorista e lança-foguetes pertencentes à organização terrorista Hezbollah no sul do Líbano".
smw/ami/dv/mab/mb/mvv
© Agence -Presse