Lagarde está determinada a concluir seu mandato à frente do BCE, diz porta-voz
FRANKFURT (Reuters) - Christine Lagarde está determinada a concluir seu mandato de oito anos como presidente do Banco Central Europeu, disse o BCE nesta quarta-feira, depois que o Financial Times informou que ela manteve conversações sobre sair mais cedo para liderar o Fórum Econômico Mundial.
O jornal disse que Lagarde, que ainda tem mais de dois anos de mandato, tem conversado sobre a possibilidade de assumir o comando do Fórum Econômico Mundial há anos e se reuniu pela última vez com o ex-presidente do Fórum, Klaus Schwab, em abril, para discutir um plano de sucessão.
Schwab foi citado como tendo dito que Lagarde, que faz parte do conselho de istração do Fórum, estava no centro de seu plano de sucessão e que eles haviam discutido cronogramas e até mesmo arranjos práticos, incluindo acomodação para Lagarde.
Solicitado a comentar a reportagem, um porta-voz do BCE disse: "A presidente Lagarde sempre esteve totalmente comprometida em cumprir sua missão e está determinada a concluir seu mandato".
Solicitado a comentar sobre a reportagem do Financial Times, um porta-voz do Fórum Econômico Mundial disse: "O Fórum Econômico Mundial não está em posição de comentar sobre possíveis discussões confidenciais que possam ter ocorrido entre nosso ex-presidente e Madame Lagarde".
O mandato não renovável de Lagarde no BCE vai até 31 de outubro de 2027. Antes de dirigir o BCE, Lagarde foi diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) de 2011 a 2019 e, antes disso, ministra das Finanças da França.
Schwab, o fundador do Fórum Econômico Mundial, renunciou com efeito imediato no mês ado e o grupo disse que lançou uma investigação sobre seus assuntos após uma carta de denúncia alegando má conduta.
Schwab nega as alegações.
Ele não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a reportagem do FT.
(Reportagem de Balazs Koranyi; Reportagem adicional de Dave Graham)