Fonseca tem caminho com revanches na França e pode pegar nº 1 nas quartas
O sorteio da chave principal de Roland Garros definiu que João Fonseca pode, caso siga avançando no torneio francês, ter um caminho apimentado com revanches e duelo "cedo" contra o atual melhor do mundo.
O que aconteceu
O carioca de 18 anos estreia contra o polonês Hubert Hurkacz, ex-número 6 do mundo. O rival está atualmente em 31º, vem despencando no ranking e tem campanha tímida no circuito em 2025. O torneio começa dia 25, mas a data e o horário da partida de João ainda serão confirmados.
Se avançar, encara um dos ses Benjamin Bonzi (#60) ou Pierre Hugues Herbert (#149). Fonseca poderia ter um início mais complicado, visto que ele ficou na rota de pedreiras, mas o sorteio definiu que ele enfrenta o segundo pior cabeça de chave da primeira rodada e tem pela frente um adversário fora do top 50.
Já na terceira rodada, o provável adversário da terceira fase é o britânico Jack Draper, algoz do brasileiro nos EUA. O atual número 5 do mundo eliminou Fonseca no Masters 1000 de Indian Wells por 2 sets a 0 —6/4 e 6/0.
Caso siga vencendo, ele pode ter outra revanche nas oitavas: contra o Alex De Minaur. O australiano, 9º melhor do circuito, bateu o carioca de virada na terceira rodada em Miami — 5/7, 7/5 e 6/3.
Já o adversário projetado para as quartas é o número 1 Jannick Sinner. O italiano disputa o seu segundo torneio após suspensão por doping e chegou à final em Roma, sendo vencido por Alcaraz.
Zverev ou Djokovic são os cotados para a semi, enquanto os favoritos do outro lado a chegarem à final são Alcaraz e Ruud. A chave projetada é feita com base nos confrontos definidos no sorteio.
Chave projetada de João em Roland Garros
- 1ª rodada: Hurkacz (#31)
- 2ª rodada - Bonzi (#60)
- 3ª rodada - Draper (#5)
- Oitavas - De Minaur (#9) ou Mensik (#19)
- Quartas - Sinner (#1) ou Fils (#14)
- Semi - Zverev (#3) ou Djokovic (#6)
- Final - Alcaraz (#2) ou Ruud (#7)
Quem é o adversário de Fonseca na estreia
Hurkacz tem 28 anos e oito taças de torneios ATP na carreira. Seus troféus de maior destaque foram os do Masters 1000 de Miami e de Shanghai, em 2021 e 2023, respectivamente.
Seu único título no saibro foi o do torneio em que Fonseca estreou na elite do circuito na Europa. O polonês venceu em Estoril no ano ado, quando Fonseca recebeu convite e disputou seu primeira partida ATP em território europeu.
Ele vem caindo posições no ranking e saiu do top 20 em março. Ex-número 6 do mundo, o próximo rival de Fonseca deixou de ser um dos dez mais bem ranqueados do circuito em outubro do ano ado.
Hurkacz está nas quartas do ATP 250 de Geneva. Ele encara Fritz no torneio suíço. Até agora, ele não avançou à semi em nenhum dos principais torneios do circuito no ano —Masters 1000 ou Australian Open.
O polonês é um gigante que teria tentado carreira no esporte se não fosse tenista. Hurkacz tem 1,96m e é entusiasta do esporte da bola laranja, com Michael Jordan sendo um de seus maiores ídolos ao lado de Roger Federer.