João Fonseca estreia em Roland Garros contra ex-número 6 do mundo
João Fonseca fará sua estreia em Roland Garros contra o polonês Hubert Hurkacz, ex-top 10.
O que aconteceu
O sorteio colocou o atual número 31 do mundo na rota do fenômeno carioca de 18 anos. O chaveamento foi realizado nesta manhã, em Paris, e definiu que o brasileiro está no primeiro quadrante.
Hurkacz foi o sexto melhor tenista do ranking em agosto de 2024, mas vem despencando e está atualmente em 31º. Fonseca, por sua vez, segue em 65º.
João enfrentará um cabeça de chave logo na primeira rodada, mas escapou de pegar um dos favoritos. O polonês de 28 anos é apenas o 30º tenista mais bem ranqueado que disputará o torneio, ficando em penúltimo entre os cabeças de chave.
A chave principal do torneio começa no próximo domingo, dia 25, e o dia e o horário da partida do brasileiro ainda serão confirmados. Roland Garros encerra a temporada do saibro europeu, com a final sendo disputada em 8 de junho.
Quem avançar enfrentará o vencedor do duelo entre os ses Benjamin Bonzi (#60) e Pierre Hugues Herbert (#149). Depois, o provável adversário da terceira fase é o britânico Jack Draper, que eliminou Fonseca no Masters 1000 de Indian Wells.
É a primeira participação de Fonseca no Aberto da França e sua segunda em chave principal de Grand Slam. Em janeiro deste ano, ele estreou em um torneio de tal calibre no Australian Open, onde furou o qualificatório e avançou até a segunda rodada —quando ainda era o número 112 do mundo.
O brasileiro tem recorde positivo no ano, mas emenda três derrotas seguidas. Até o momento, Fonseca venceu 23 e perdeu oito duelos em 2025 —considerando apenas jogos do circuito ATP, sua campanha é de 10/7.
Outros brasileiros em Roland Garros
Bia Haddad enfrenta a norte-americana Hailey Baptiste, número 70 do mundo. A adversária tem 23 anos, ainda não venceu nenhum título de simples no circuito da WTA e enfrentará a paulistana pela segunda vez —a brasileira venceu o primeiro confronto entre elas.
Já Thiago monteiro encara o tcheco Vit Kopriva na primeira rodada. O brasileiro está em 130º no ranking, enquanto o rival é o 85º do mundo. Se avançar, deve enfrentar o norte-americano Taylor Fritz, cabeça de chave número 4.
Quem é o adversário de Fonseca na estreia
Hurkacz tem 28 anos e oito taças de torneios ATP na carreira. Seus troféus de maior destaque foram os do Masters 1000 de Miami e de Shanghai, em 2021 e 2023, respectivamente.
Seu único título no saibro foi o do torneio em que Fonseca estreou na elite do circuito na Europa. O polonês venceu em Estoril no ano ado, quando Fonseca recebeu convite e disputou seu primeira partida ATP em território europeu.
Ele vem caindo posições no ranking e saiu do top 20 em março. Ex-número 6 do mundo, o próximo rival de Fonseca deixou de ser um dos dez mais bem ranqueados do circuito em outubro do ano ado.
Hurkacz está nas quartas do ATP 250 de Geneva. Ele encara Fritz no torneio suíço. Até agora, ele não avançou à semi em nenhum dos principais torneios do circuito no ano —Masters 1000 ou Australian Open.
O polonês é um gigante que teria tentado carreira no esporte se não fosse tenista. Hurkacz tem 1,96m e é entusiasta do esporte da bola laranja, com Michael Jordan sendo um de seus maiores ídolos ao lado de Roger Federer.