Netanyahu diz que Mohammed Sinwar, líder do Hamas em Gaza, foi morto
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse hoje que o líder do Hamas em Gaza, Mohammad Sinwar, um dos mais procurados e irmão mais novo do falecido líder do grupo, Yahya Sinwar, foi morto.
O que aconteceu
"Eliminamos Mohammed Deif, Yahya Sinwar e Mohammed Sinwar", declarou Benjamin Netanyahu durante discurso no Knesset, o parlamento israelense.
Em 14 de maio, a imprensa israelense havia noticiado que Mohammad Sinwar estava possivelmente morto. O líder e outros altos funcionários teriam sido mortos no dia anterior, em um ataque a uma instalação descrita como um bunker de comando e controle sob o Hospital Europeu na cidade de Khan Younis, segundo a Reuters. As autoridades israelenses não haviam confirmado a morte de Sinwar até então.
Mohammad havia subido na hierarquia do Hamas após a morte de seu irmão, Yahya Sinwar. Ele foi assassinado em 17 de outubro de 2024, em um confronto com unidades militares de Israel em Rafah. Yahya era considerado o "açougueiro" de Gaza graças a sua atuação violenta em conflitos armados e durante o período em que ficou preso.
Yahya Sinwar planejou o ataque de outubro de 2023 a Israel, que desencadeou a guerra. Mais tarde, ele foi nomeado líder geral do grupo após a morte do seu antecessor, Ismail Haniyeh.
(Com Reuters)