Lula mantém viagem ao Nordeste após cancelar agenda de hoje por vertigem
O presidente Lula (PT) manteve a viagem ao Nordeste amanhã, após cancelar as agendas previstas para hoje, em decorrência de uma crise de labirintite ontem.
O que aconteceu
Lula ou o dia no Palácio da Alvorada, em repouso. Aos 79 anos, o presidente foi submetido ontem a exames no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após ar mal. Ele sentiu tontura depois do almoço e foi atendido pela médica da Presidência, Ana Helena Germoglio, que o encaminhou à unidade.
A confirmação das viagens foi feita nesta noite pela Secom (Secretaria de Comunicação). O presidente deverá ir a Pernambuco e Paraíba para inaugurar obras sociais e de infraestrutura. A viagem para Santa Catarina, na quinta-feira, também foi garantida.
Lula foi reavaliado hoje durante todo o dia e se manteve bem. Nesta manhã, por recomendação médica, o petista cancelou a ida à celebração do Dia do Diplomata, no Palácio Itamaraty, onde foi representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). A presença já estava condicionada a como ele estaria se sentindo.
O boletim de ontem fala em "vertigem" e "labirintite". Lula ficou cerca de duas horas na unidade, fez exames de imagem e de sangue, que saíram normais, e, em seguida, voltou para o Palácio da Alvorada, onde foi recomendado para que permanecesse em repouso.
Check-up em fevereiro
O presidente fez o check-up anual no fim de fevereiro, em São Paulo. Segundo a Secom, foi uma avaliação de rotina que ele faz anualmente em dezembro e que acabou sendo adiada devido aos procedimentos pós-trauma decorrentes da queda que ele sofreu no Palácio da Alvorada, em outubro do ano ado.
O presidente ficou quase duas semanas em São Paulo em dezembro por causa da internação. Ele foi internado às pressas após sentir dores na cabeça, ainda em decorrência da queda no Alvorada. Depois do retorno a Brasília, pouco antes do Natal, ele só foi liberado para viajar em fevereiro, quando foi ao Rio de Janeiro, e para viagens longas em março, quando foi ao Japão.