Chuvas ‘volumosas’ se espalham pelo país de Norte a Sul a partir de hoje

Além da região Nordeste, atingida por fortes chuvas desde a semana ada, outros estados brasileiros, do Norte ao Sul, devem receber precipitações volumosas a partir de hoje, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O que aconteceu
Ao menos 13 estados receberam alerta de chuvas intensas com "perigo potencial" para os próximos dias, conforme o Inmet. São eles: Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná também receberam alerta laranja, de perigo, a partir de hoje. Chuvas volumosas, de até 100 mm, são esperadas para os litorais dos estados até, pelo menos, amanhã. Segundo o Inmet, elas serão causadas por uma frente fria vinda do Sul do país, que avança pelo oceano.
Chuvas mais brandas também devem atingir diferentes áreas do Sul e Sudeste durante a semana. Entre as cidades citadas pelo instituto meteorológico, estão Florianópolis, Curitiba e São Paulo, onde os volumes podem variar entre 30 mm e 50 mm por dia.
Acumulados de chuva intensa também estão previstos para o litoral de Sergipe, Alagoas e Pernambuco hoje. Nos estados, os volumes podem chegar a 50 mm diários, acompanhados de rajadas de vento de até 60 km/h, informa o instituto. As instabilidades na região nordestina também alcançam parte do Maranhão, onde as chuvas vêm persistindo nos últimos dias. Na manhã de hoje, os maiores volumes do país registrados em estações do Inmet foram nas cidades maranhenses de Caxias e Chapadinha, com 74,4 mm e 54,2 mm, respectivamente.
Situação é crítica no Nordeste desde a semana ada. Em Alagoas, mais de 700 pessoas tiveram de deixar suas casas em decorrência das enchentes, enquanto aulas em escolas e universidades foram suspensas em diversos municípios de Pernambuco.
Chuvas expressivas também estão previstas para o Norte. Em Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Macapá (AP), os volumes devem variar entre 30 mm e 50 mm por dia.
Diferenças entre alertas amarelo e laranja. Para as regiões classificadas com alerta amarelo, de perigo potencial, é indicado "cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de fortes chuvas". Já para as populações sob alerta laranja, de perigo, é recomendado manter-se "muito vigilante" e seguir o que indicam as autoridades locais. Para ambos os casos, o Inmet sugere que a população se informe regularmente sobre as condições meteorológicas previstas e não se exponha a "risco desnecessário".